Técnicos e geólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), juntamente com a equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), estão em plena atividade na região de Nobres em Mato Grosso. O grupo, formado por oito especialistas em geologia, executa inspeções relacionadas ao Projeto Fosfato Brasil, programa do governo federal realizado em todo o país.
Os trabalhos acontecem durante todo o dia. Desde a visita à secretaria, em setembro deste ano, a equipe realiza estudos, interpretações geológicas e coleta de amostras no solo mato-grossense. "O objetivo é delimitar alvos potenciais do fosfato no Estado, facilitando os trabalhados da iniciativa privada. É a primeira vez que temos um trabalho direcionado ao minério em Mato Grosso", destaca o secretário da pasta, Pedro Nadaf.
Em todo o Brasil, a pesquisa é realizada com aplicação de técnicas de prospecção geofísica, mapeamento espectral, prospecção geoquímica e estudos laboratoriais, com análise integrada em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A maioria das áreas selecionadas para o estudo está relacionada às bacias brasileiras, com potencial ainda inexplorado, encontradas nos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, entre outros.