O consumidor de fato esteve mais cauteloso no Natal deste ano, confirma o diretor de Relações com o Mercado da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luis Augusto Ildefonso da Silva. Mesmo assim, foi registrado um crescimento real de 3,5% nas vendas neste final de ano ante o Natal de 2007.
“O brasileiro gastou menos na comparação com o Natal de 2007. Na média, o preço dos presentes [valor gasto com os produtos] foi entre 20% e 25% menor”, explica.
“Não há dúvida de que a população está mais receosa e procurando poupar mais. Até setembro, vivíamos uma época diferente, com muitas certezas. Hoje, pelo contrário, há incertezas, principalmente por conta do aumento do desemprego. Então as pessoas pensam: vou guardar meu dinheiro, porque não sei como será o dia de amanhã”.
Tíquete médio
Com produtos de vestuário e calçados, o consumidor gastou entre R$ 80 e R$ 270. Já quanto aos presentes como livros, DVDs e CDs, o gasto médio ficou entre R$ 40 e R$ 60.
Com relação aos meios de pagamento, as compras foram realizadas principalmente com cartões de crédito e débito (65%), 15% com cartão próprios das lojas, 10% com cheques e 10% com dinheiro.
A pesquisa da Alshop mostrou ainda que a concentração de compras ocorreu nos últimos dias que antecederam o Natal, entre 20 e 24 de dezembro.