PUBLICIDADE

Funcionários de madeireiras do Nortão começam negociar no próximo mês aumento salarial

PUBLICIDADE

Os empregados no setor madeireiro devem iniciar, a partir do mês que vem, as negociações com as empresas para terem aumento salarial. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção e Mobiliário (Siticon), Eder Pessine, uma assembleia está marcada para fevereiro, e começa a ser discutido o percentual de reajuste a ser negociado com o Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad). “Depois de aprovado, iniciaremos as conversas com as empresas. Temos até maio para definir”, afirmou, ao Só Notícias.

Segundo Eder, o reajuste levará em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC), a ser apurado entre maio do ano passado e abril deste ano. Cerca de 5 mil trabalhadores diretos em Sinop, Claudia, Santa Carmem, União do Sul, Vera, Itaúba e Feliz Natal devem ser beneficiados com um possível acordo. “O sindicato faz a intermediação e depois abre negociação com as empresas. Todo ano tem aumento, como parte de valorização da categoria”, explicou.

Em 2015, conforme Só Notícias já informou, o Siticon iniciou as negociações pedindo 12% de reajuste. O Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad) apontou dificuldades para chegar a este patamar e propôs 7%. As conversações evoluíram e o acordo fechado ficou em 8,5%. Com este percentual, o menor valor pago no setor no último ano foi de R$ 896, uma vez que há várias faixas salariais de acordo com a atividade desempenhada por cada profissional. Houve ainda avanços em cláusulas sociais, como auxílio funeral e liberação de mães que amamentam para deixarem a empresa quatro vezes ao dia.

Em Sinop, há cerca de 230 madeireiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE