O seminario de fruticultura em Sinop vai mostrar iniciativas que deram certo neste segmento. Um dos exemplos é a família Bianchi, que investe em fruticultura há cerca de 15 anos. Na propriedade, são cultivados 50 hectares de banana e 5 hectares de limão. De acordo com Marcelo Bianchi, são produzidas 60 toneladas de bananas por ano, sendo que 95% são da espécie nanicão e 5% prata e maçã. A banana tem ciclo anual, e no período de seca, exige irrigação de 6 a 8 milímetros por dia.
Bianchi também destaca a necessidade de adubação. “A quantidade varia de acordo com a necessidade da planta, mas é preciso adubar com nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e enxofre”, explicou ao Só Notícias/Agronotícias.. O cultivo de banana exige bastante mão-de-obra, segundo ele. Na propriedade, são oferecidos 20 empregos diretos.
O custo da implantação da cultura é de R$18 mil por hectare, de acordo com o produtor, já incluindo irrigação, adubação, mudas, todo o necessário para o cultivo. “No primeiro ano, a produção praticamente paga o investimento”, assegura ele. Sobre a comercialização, os irmãos vendem fornecem para toda a região, de Lucas do Rio Verde a Alta Floresta. “Posso dizer que a atividade é rentável. O importante é ter um bom acompanhamento técnico “, ressalta.
A propriedade será visitada nesta sexta-feira, pelos participantes do curso de fruticultura, promovido pela secretaria municipal de Agricultura.