domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Fluxo de passageiros tem pequeno aumento no aeroporto de Cuiabá/VG

PUBLICIDADE
A Gazeta

Principal terminal aeroportuário de Mato Grosso, o Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá/Várzea Grande, recebeu 2,008 milhões de passageiros este ano, até agosto. A movimentação ficou pouco acima (0,2%) daquela verificada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no mesmo período do ano passado, quando 2,003 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram. O percentual de acréscimo indica que 5,480 mil pessoas a mais passaram pelo local.

A alta é influenciada pelo volume de desembarques, que cresceram 1,1% nos 8 primeiros meses deste ano, ante igual intervalo de 2018. Enquanto no ano passado 998,173 mil pessoas aterrissaram em Cuiabá, este ano o total de desembarques chega a 1,009 milhão. Em relação aos embarques, houve diminuição de 0,5% de janeiro a agosto deste ano, comparado com o mesmo intervalo acumulado de 2018. Foram embarcados 998,947 mil passageiros no terminal em 2019, contra 1,004 milhão no ano anterior.

Também há oscilação mensal na circulação de passageiros no local. Comparado com julho, a movimentação de pessoas no aeroporto de Cuiabá diminuiu 6,2% em agosto. Recuou de 264,618 mil para 248,036 mil, entre embarques e desembarques. Em relação a agosto de 2018 houve redução anual de 5,3% nos embarques e desembarques, que totalizaram 261,931 mil naquele mês, segundo dados estatísticos da Infraero.

Representante da Confederação Nacional do Turismo (CNtur) em Mato Grosso, Jaime Okamura, defende a conclusão das melhorias e internacionalização do aeroporto de Cuiabá para ampliar o atendimento aos passageiros e fortalecer o turismo estadual. A Semana do Turismo, promovida recentemente, é uma das ações que visam aumentar o fluxo de visitantes, sejam mato-grossenses ou de outros estados.

A obra de reforma e ampliação do Marechal Rondon foi iniciada em 2012 e orçada em R$ 86,545 milhões, sendo conduzida pelo Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Multimetal e Farol Empreendimentos. Em 31 de dezembro de 2017 foi encerrado o convênio com a Infraero e o contrato foi descontinuado. Foi, então, disponibilizado prazo até 31 de maio de 2018 para que o consórcio resolvesse todas as pendências do contrato. A partir desta data, o contrato foi encerrado, informa a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Em março deste ano, o governo federal realizou leilão para concessão à iniciativa privada dos aeroportos de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta. Vencedor do certame, o Consórcio Aeroeste prevê investimento de R$ 40 milhões nos 4 terminais. A transição da administração começará em outubro.

Atualmente, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon possui capacidade para atender, por ano, 5,7 milhões de pessoas. O aeroporto de Sinop atende até 150 mil por ano, o de Rondonópolis até 110 mil/ano e o de Alta Floresta está limitado em 90 mil passageiros/ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE