quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Fiemt é parceira em projeto para qualificar trabalhadores em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Uma iniciativa inédita entre o setor empresarial e o Governo de Mato Grosso irá propiciar a qualificação gratuita de quatro mil trabalhadores em canteiros de obra no Estado. O projeto, denominado ‘Colher na Massa’, é uma parceria da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso – Fiemt, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso – Sinduscon e três secretarias do Governo: Infra-Estrutura – Sinfra, Trabalho, Emprego e Cidadania – Setec e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia – Sicme.

O projeto surgiu em vista do baixo índice de qualificação, registrado pelo Sinduscon e pela Sinfra, entre os trabalhadores do setor da construção civil, principalmente nas regiões de Água Boa, Alta Floresta, Campo Novo dos Parecis, Cáceres, Colniza e Confresa. “Sou um conhecedor do trabalho do Sistema S e ao longo do tempo tenho comprovado resultados positivos com a parceria”, afirmou o Secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, durante reunião em novembro com a equipe do Senai para formatação do ‘Colher na Massa’.

O protocolo de intenções para a realização do projeto, foi assinado no dia 02 de dezembro do ano passado, entre os representantes das instituições e o Governador Blairo Maggi. Nesta terça-feira (22-03) será realizada a assinatura de três contratos, no evento ‘SENAI na Obra’ para qualificação de trabalhadores nas cidades de Água Boa, Campo Novo e Sorriso. “Será o início da operacionalização da parceria, que com certeza, impulsionará o setor da construção civil em Mato Grosso”, analisa o presidente da Fiemt, Nereu Pasini.

A qualificação desses trabalhadores ficará por conta do Senai, que utilizará a metodologia do Kit do Programa de Ações Móveis – PAM, que obedece ao conceito do sistema instrutor e kit didático. “Os Kits funcionam como oficinas móveis, acondicionadas em contêineres, que contém todos os equipamentos, ferramentas e utensílios especialmente produzidos para cada curso. Investimos cerca de um milhão de reais na compra desses equipamentos”, explica o Coordenador do PAM/Senai-MT, Luiz Marcos Cândido.

Segundo dados do Sinfra, Mato Grosso possui no momento cerca de 1.800 obras, entre projetos de investimento em infra-estrutura. “Esses investimentos do governo e do setor privado estão impulsionando a ampliação de empregos e conseqüentemente a qualificação de mão-de-obra. O Senai, que possui mais de 60 anos de experiência na educação profissional, e especificamente em Mato Grosso, é a única instituição desse ramo com a certificação de qualidade ISO 9001, está preparado para atender a essa demanda”, avalia o Prof. Gilberto Figueiredo. “Com isso, conseguimos, também, elevar a renda familiar desses colaboradores, melhorando a sua qualidade de vida e resgatando a cidadania”, completa.

“O Projeto ‘Colher na Massa’ evidencia a preocupação do setor empresarial da construção com a qualidade de vida do trabalhador não apenas no canteiro de obras mas em toda a sua inserção na sociedade”, enfatiza o presidente do Sinduscon, Adilson Valera Ruiz.

Os cursos que serão ministrados no Projeto ‘Colher na Massa’ serão: armador de ferro, assentador de tijolos, carpinteiro de formas, instalação elétrica, leitura e interpretação de desenhos na construção civil, mestre de obras, instalação sanitária, carpinteiro telhadista, Instalação de metais e louças sanitárias e pintor.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...

Empresas de Diamantino contratam 535 novos profissionais, Juara 82 e Nova Mutum 45

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 535 vagas de empregos,...

Pesquisa do CISE aponta que 34% dos sinopenses pretendem fazer compras de Páscoa

O levantamento divulgado pelo Centro de Informações Socioeconômicas da...

Aeroporto de Sorriso tem queda na movimentação de passageiros no 1º bimestre

O relatório do aeroporto regional Adolino Bedin, de Sorriso,...
PUBLICIDADE