O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Jandir Milan, disse que “Mato Grosso foi um grande beneficiado por esse pacote de investimentos em infraestrutura", anunciado ontem, pelo governo federal. "Não é novidade que um dos principais gargalos ao desenvolvimento do Estado está ligado à logística e ao alto custo do frete, mas a partir desses investimentos, Mato Grosso muda sua rota de escoamento, alcançando mais facilmente os grandes centros consumidores, com diminuição de frete e produtos com maior valor agregado. Com certeza, um ganho para a indústria, para o agronegócio e para a economia mato-grossense como um todo”, avaliou.
O nvestimento previsto é de R$ 198,4 bilhões em infraestrutura. Serão R$ 66,1 bilhões para rodovias, R$ 86,4 bilhões para ferrovias, R$ 37,4 bi destinados aos portos do país e R$ 8,5 bilhões aos aeroportos. Em Mato Grosso, o pacote contemplará a melhoria da malha viária e ferroviária. Conforme Só Notícias já informou, com o objetivo de escoar a produção do Centro-Oeste para os portos dos arcos norte e sul, haverá um investimento de R$ 4,1 bilhões em um trecho de 704 km que liga Rondonópolis a Goiânia (GO). E para aumentar o escoamento pelos portos do arco norte, está previsto investir R$ 6,6 bilhões nos 976 km entre Sinop e Itaituba (PA). Os leilões para essas duas concessões devem ocorrer ainda em 2015. O pacote destinará também R$ 6,3 bilhões para os 806 km entre Comodoro e Porto Velho (RO), os leilões serão em 2016.
A previsão do governo, para melhorar o escoamento da produção do Estado pela hidrovia do Tapajós, é investir R$ 9,9 bilhões na ferrovia que ligará Lucas do Rio Verde a Miritituba (PA), em um trecho de 1.140 km. O plano prevê ainda investimento de R$ 40 bilhões para a Ferrovia Bioceânica, que interligará o escoamento da produção mato-grossense e de estados do Centro-Oeste e Norte do Brasil, via Pacífico, com os mercados asiáticos, informa a assessoria.