A chegada dos trilhos da ferrovia Norte-Sul até Lucas do Rio Verde, interligando a região ao litoral do Nordeste, está prevista para até 2012. A confirmação foi feita pelo prefeito Marino Franz, que esteve em uma audiência com o presidente do DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura-, Luiz Pagot. A licitação para início das obras deve ser aberta em 2009. O novo canal terá 900 km de extensão até Itaqui (Maranhão) onde há um porto para exportação, que possibilitará uma nova alternativa para o escoamento da produção do Nortão. Lucas do Rio Verde, por exemplo, é o maior produtor de milho safrinha do país e está entre os campeões na produção de soja. Sorriso, município vizinho, é o maior produtor da oleaginosa.
Um estudo da ANTT mostra que a região é a mais importante do país em produção de grãos e a mais carente em escoamento. O ramal setentrional desta ferrovia, que ligará Miracema (TO), à região Centro-Norte de Mato Grosso, pode gerar uma economia de, pelo menos, 50% no custo de transporte.
Atualmente, são percorridos, em média, 2,2 mil quilômetros até o porto mais próximo.
Outra espera da região é para a pavimentação da BR-163 até Santarém, no Pará, que reduzirá essa distância para, pelo menos, 1,2 mil quilômetros. A previsão é que as obras iniciem ainda este ano.