Os 3 feriados deste mês contribuíram para a retração de 14% nas vendas no comércio varejista de Mato Grosso, tanto em comparação com março quanto em relação a abril de 2014. É o que indica um levantamento concluído pela Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat) com base em dados do Sistema de Apoio à Concessão de Crédito (Crediconsult). A expectativa é que a situação se reverta em maio, quando é celebrado o Dia das Mães, considerada a 2ª melhor data do varejo brasileiro.
Em abril, foram feitas pelas empresas 77,343 mil consultas ao sistema Crediconsult, que é um indicador da intenção de compra ou concessão de crédito para o consumidor em todo o Estado, antes das empresas liberarem vendas à prazo. Em março os registros de consulta chegaram a 90,836 mil e, em abril de 2014, somaram 90,301 mil verificações de crédito. O comparativo mensal revela queda de 14,85% nas consultas e a variação anual também ficou negativa em 14,34%.
“Sem dúvida, os feriados têm maior peso nessa retração, principalmente por causa do prolongamento desses feriados”, observa o diretor da Facmat, Manuel Gomes. O 4º mês de 2015 foi marcado pelo feriado da Sexta-feira Santa (dia 3), pela celebração do aniversário de Cuiabá numa quarta-feira (dia 8) e pelo feriado de Tiradentes (dia 21) que caiu em uma terça-feira.
“Quando (o feriado) coincide com uma terça-feira, por exemplo, acaba impactando as vendas na segunda e na quarta-feira, já que os órgãos públicos costumam decretar ponto facultativo”. Por outro lado, o setor de serviços invariavelmente é beneficiado com o prolongamento da folga dos trabalhadores, completa Gomes.