Economia

Fenabrave Mato Grosso faz campanha dos benefícios das oficinas de concessionárias

Os serviços de manutenção dos veículos se tornaram uma alternativa para recuperar a rentabilidade das concessionárias. As próprias montadoras entenderam o recado e ajudaram suas revendedoras autorizadas, aumentando o prazo de garantia dos veículos. As negociações também ocorrem com mais facilidade. “Há oficinas que são responsáveis por até 80% de rentabilidade das concessionárias. Trata-se de uma mudança de estratégia do mercado. As próprias montadoras entenderam o cenário e ajudam suas revendedoras autorizadas aumentando o prazo de garantia dos veículos”, explica o diretor da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo.

Pensando nisso, a Fenabrave-MT iniciou campanha para falar dos benefícios das oficinas das concessionárias. Vídeos relatam cenas comuns no dia-a-dia do usuário que podem ser evitadas ao buscar serviços de confiança e qualidade.

Os vídeos mostram de maneira rápida que as oficinas das concessionárias estão desenvolvidas em atendimento, estrutura e tem ainda como benefício garantia no serviço e nas peças. “Mesmo que o veículo não esteja na garantia de fábrica, as concessionárias têm procedimentos, tecnologia e cumprimento de horário para melhor atender o cliente. Isso em qualquer concessionária de qualquer segmento”, destaca Carlos Melnec, empresário no segmento de caminhões e ônibus.

Para Boscolo, “poucas pessoas comparam valores e vantagens de se levar os veículos nas concessionárias e acabam formando uma ideia errada”. “Isso sem falar que a revisão na autorizada serve para assegurar que sua garantia não seja perdida”, pontua.

Algumas recomendações: pesquise os preços e observe a qualidade do serviço; observe a organização do local, o atendimento, as ferramentas, os equipamentos, os funcionários, etc; dependendo do modelo do carro, principalmente importados, é necessário saber se os funcionários da oficina são treinados para o tipo de veículo; ao pedir orçamento, verifique se todas as peças e mão-de-obra estão especificadas de maneira detalhada e com seus respectivos preços além das condições de pagamento, previsão de entrega e prazo de garantia;  peça a nota fiscal.

Assessoria