Cerca de quatro mil pessoas foram ao “1º Feirão do Emprega Rede” em busca de uma colocação no mercado de trabalho, hoje, uma uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, o Várzea Grande Shopping e o Sistema S (Senai e Senac). Como o comparecimento superou as expectativas, mil senhas foram distribuídas para que os demais trabalhadores sejam atendidos ao longo da próxima semana.
Ansiosa pela colocação no mercado de trabalho Neli Neves, de 34 anos, foi a primeira a chegar, por volta das 3h da madrugada. Seu esforço valeu a pena. “A situação estava muito complicada para nossa família. Há muito tempo eu estou em busca desta vaga e só encontrava trabalho sem registro. Hoje saio daqui muito feliz com a minha tão sonhada vaga de emprego”, relatou emocionada.
O governador Pedro Taques fez questão de comparecer ao feirão e destacou a importância da articulação da Setas para garantir trabalho para aos mato-grossenses. “Em tempos de crise nós sabemos o quanto é difícil para o cidadão se colocar no mercado de trabalho, por isso é tão importante esta atuação do Estado”, frisou.
Taques ainda destacou a importância do Emprega Rede. “Nós sempre dizemos que não vamos deixar nenhum mato-grossense para traz e está é uma prova disso. O estado está trabalhando para que a população tenha todas as oportunidades necessárias para uma vida digna de qualidade. Esta é uma das ações do Emprega Rede que vem trazendo importantes frutos para nosso estado”.
De acordo com o secretário Valdiney de Arruda, a articulação para o feirão foi iniciada a partir de um trabalho junto à diretoria do Várzea Grande Shopping para implantar uma unidade do Ganha Tempo dentro do empreendimento. A partir deste ponto foi identificada a necessidade da parceria.
“Esta é a primeira vez que acontece esta parceria entre o governo do estado com um empreendimento trabalhando frente à necessidade de contratação. Quero ressaltar também que este modelo é pioneiro em vários aspectos. Em primeiro lugar estamos priorizando o público vulnerável e em segundo lugar a oferta de qualificação e também a inserção de estrangeiros no mercado, a exemplo dos haitianos e senegaleses”, ressaltou.
Marne Prates, superintendente do Várzea Grande Shopping, falou sobre a parceria. “Nós fizemos uma parceria com o Governo do Estado para dar apoio aos nossos lojistas e facilitar a contratação, garantir ao jovem o acesso ao primeiro emprego, e atender as pessoas que estão buscando qualificação. Temos certeza que realizaremos uma grande história, gerando emprego e movimentando a economia”.