– Estreitar o relacionamento entre apicultor e consumidor final visando estimular o consumo é um dos objetivos da Feira do Mel de Lucas do Rio Verde, cuja terceira edição acontece amanhã e sábado (10), na praça dos Migrantes, no centro da cidade, localizada a 354 km ao norte de Cuiabá. A abertura do evento na sexta-feira será às 8 horas da manhã e no sábado o funcionamento será das 09 às 18 horas, mesmo horário do término do primeiro dia.
Dez apicultores da região vão participar comercializando mel em favo e envasado, pólen, além de produtos à base de mel, como pães, bolos, biscoitos, e outras delícias. A feira é organizada pelo Sebrae em parceira com a prefeitura municipal e Associação dos Apicultores do Norte de Mato Grosso (Apisnorte), com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
O apicultor Cláudio Camatti, 41 anos, de Lucas do Rio Verde, participa da feira desde a primeira edição e garante que o evento estimula as vendas. “Vendo toda a minha produção em mercados do município e também diretamente para o consumidor final”, conta, acrescentando que há déficit de produção. Na atividade há 15 anos, ele possui 80 caixas e produziu 2.500 quilos esse ano.
O gerente da Agência Sebrae na cidade, Rubens de Pinho, explica que o objetivo da feira é exatamente estimular o consumo e quebrar alguns mitos como o de tratar o como “remédio”. “O mel é um alimento completo, de fácil digestão, energético e muito nutritivo”, ressalta, explicando que o consumo per capita no Brasil gira entre 250 a 300 gramas por ano, enquanto na Europa é de 3 a 4 quilos por pessoa/ano. “Graças ao trabalho que o Sebrae vem fazendo em todo o Brasil, esse consumo está aumentando gradativamente entre os brasileiros”, avalia.
A Apisnorte tem 30 sócios dos municípios de Sinop, Sorriso, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Feliz Natal, União do Sul, Cláudia, entre outros, com uma produção de aproximadamente 40 toneladas até outubro de 2012. A Cooperativa dos Apicultores do Norte de Mato Grosso (Coapisnorte) está em processo de constituição.
Na região Norte do Estado, cerca de 80 apicultores são atendidos pelo projeto. Eles produziram 85 toneladas de mel, em 2012, mas também produzem pólen e própolis em pequena escala. Além da Apisnorte, existem outra 5 associações de apicultores na região. A Porto Mel (Associação dos Apicultores de Porto dos Gaúchos) reúne 10 apicultores e produz aproximadamente 5 toneladas. A Associação de Apicultores de Nova Ubiratã (AANU), tem 15 integrantes e uma produção de 5 toneladas. Já os 15 apicultores da Associação dos Apicultores de Sorriso (Apis) produzem 12 toneladas, enquanto a Aspromel – Associação de produtores de Mel e Derivados de Ipiranga do Norte – com 10 apicultores produz 10 toneladas e a Associação dos Apicultores de Marcelândia (Aapimar), que tem 10 integrantes produzem 10 toneladas.
Todas as associações são ligadas à Feapismat – Federação das Entidades Apícolas de Mato Grosso, cujo presidente é Damásio Ribeiro de Jesus.