PUBLICIDADE

Fecomércio aponta alta na intenção de consumo das famílias em Cuiabá pelo 5º mês consecutivo

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso divulgou, há pouco, que teve pelo quinto mês melhora na Intenção de consumo das famílias em Cuiabá.

No entanto, a crise pandêmica do Coronavírus fez a pesquisa apresentar resultados negativos no comparativo com o período pré-pandemia, de 17,7% sobre janeiro do ano passado (89,4 pontos).  A ICF já se encontra abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde junho de 2015.

Para o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, a melhora gradual da pesquisa revela um aumento da confiança do consumidor na capital, acompanhado dos recentes dados positivos da economia nacional. “Já é tradição, sempre no começo do ano, as empresas do comércio ofertarem descontos para limpar os estoques e, consequentemente, isso acaba por aumentar o faturamento das lojas”.

É o que revela os componentes Momentos para Duráveis, que apresentou alta mensal de 10,5% e atingiu 46,5 pontos, seguido do Perspectiva de Consumo, que registrou uma elevação de 5,4% sobre o mês anterior, somando 56,3 pontos. No entanto, no comparativo com janeiro do ano passado, os índices atuais estão negativos em 32,2% e 26,1%, respectivamente.

Em Mato Grosso, o saldo no acumulado do ano, de janeiro a novembro do ano passado, já chega a 26.311, o que reflete no resultado positivo o componente Emprego Atual, que apresentou alta mensal de 3,9% (108,1 pontos). Mas também bem abaixo no comparativo com janeiro passado, quando anotava 117,3 pontos.

O único componente a apresentar variação negativa no mês foi Perspectiva Profissional, de apenas 0,2% (103,7 pontos). Já na comparação com o mesmo período do ano passado, houve melhora de 7% no indicador, que somava 96,9 pontos.

O presidente da Fecomércio reforça, ainda, a importância da vacinação na população contra a Covid. “A expectativa para a vacinação também contribui para a elevação da pesquisa neste início de ano, pois contribuirá de forma significativa para a reabertura total das atividades comerciais e de serviços, entretanto, é importante que as medidas de biossegurança continuam sendo respeitadas”.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE