O faturamento real da indústria cresceu 1,6% em abril na comparação com o mês anterior, excluídos os efeitos de sazonalidade. Já nos quatro primeiros meses de 2008, a alta foi de 11,7%, em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada hoje (4) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A pesquisa mostrou que as horas trabalhadas tiveram aumento de 1,1% em abril, na comparação com março, e de 6,7% no acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2007.
O emprego cresceu 0,2% em abril, em relação a março, e 4,7% nos primeiros acumulado do ano, em comparação com o primeiro quadrimestre de 2007.
A massa salarial real da indústria teve redução de 1,9% em relação a março e cresceu 6,2% em relação a janeiro e abril de 2007.
A indústria de transformação utilizou em média 82,9% da capacidade instalada em abril, o que representa um aumento de 0,3 ponto percentual na comparação com o mês anterior. “Após o ajuste para a sazonalidade, a utilização da capacidade instalada se manteve praticamente estável [83,2% agora contra 83,1% em março]”, aponto o relatório da CNI.
Na comparação com o mesmo mês de 2007, a utilização da capacidade instalada registrou crescimento de 1,5 ponto percentual.
“O crescimento da utilização da capacidade instalada tem ocorrido em ritmo menor que os das horas trabalhadas e do emprego. Esse descolamento dos ritmos de crescimento indica expansão da capacidade produtiva, que só foi possível a partir da maturação de investimentos realizados”, diz a pesquisa.