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Fabricantes de celulares lideram registros de reclamações em Procon de MT

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Os fornecedores dos setores de produtos e serviços essenciais foram os que menos atenderam o consumidor, conforme o cadastro de reclamações fundamentadas 2007/08 publicado pelo Procon de Mato Grosso. Empresas de telefonia e de aparelhos celulares apareceram em destaque no ranking das 10 mais reclamadas.

O primeiro e segundo lugares, Siemens e Gradiente, não surpreenderam. Devido a gravidade dos problemas gerados ao consumidor, o Procon suspendeu a venda de produtos dessas marcas (celulares da Siemens em maio de 2007 e celulares e eletroeletrônicos da Gradiente em junho deste ano).

A publicação é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor (art. 44). Ele se refere às reclamações fundamentadas atendidas e não atendidas, ou seja, aquelas em que houve ou não acordo entre consumidor e fornecedor. Cada registro é classificado, ainda, pelo motivo da reclamação. Esta é a única vez no ano em que o Procon Estadual divulga o nome ou razão social das empresas, pois o processo administrativo já passou por toda a tramitação dentro do órgão.

De acordo com o ranking dos 10 mais reclamados do Cadastro, no setor de produtos constam os fornecedores Siemens (118 reclamações), Gradiente (74 reclamações), LG (44), CCE (28) e Motorola (22). No setor de serviços essenciais estão Brasil Telecom (54), VIVO (37) e Tim Celular (25). As outras duas empresas do ranking são City Lar (55) e Lojas Americanas (24), devido problemas com produtos e assuntos financeiros

Três fornecedores que não apareceram entre as mais reclamadas do ano passado foram inclusas no cadastro atual: Sanecap (3º lugar), Brasil Telecom (4º lugar) e Lojas Americanas (9º lugar). As duas que saíram do ranking dos 10 primeiros, mas ainda permaneceram no cadastro, foram Nokia e Samsung. Todos os outros fornecedores reduziram em quantidade de reclamações, porém continuaram entre as primeiras posições. A Motorola foi a empresa que mais diminuiu o número de reclamações, saiu do segundo lugar do cadastro do ano passado para a décima posição este ano.

“O Procon já tomou medidas administrativas contra os dois piores do ranking. O órgão está atento e irá analisar as medidas cabíveis para resolver os problemas enfrentados com os outros fornecedores do Cadastro”, ressalta a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas está disponível na sede do Procon estadual. O consumidor pode também acessá-lo pela internet.

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