PUBLICIDADE

Exportações de Sinop crescem puxadas por vendas para a Espanha

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

O município de Sinop mantém o ritmo de crescimento nas exportações em 2020 e já acumula U$ 781 milhões em vendas externas no período de janeiro a outubro. O valor é 6,7% a mais do que os U$ 732 milhões registrados no mesmo período do ano passado. Com U$ 57 milhões em importações, o saldo da balança comercial sinopense é superavitário em U$ 724 milhões.

Os números colocam o município como o 6º que mais exporta em Mato Grosso, com 5,5% das vendas, e o 45º no Brasil. Apesar do crescimento nos valores, a posição no ranking é pior do que o consolidado de 2019, quando Sinop terminou em 5º lugar no estado, mas com 5,2% das exportações.

As vendas para a China cresceram 11,9% e o mercado asiático ainda é o maior para os produtores de Sinop com 22% da comercialização. Mas quem cresceu mais foi a Espanha, que comprou 64% a mais do que o período passado e agora é destino de 16% de tudo que é exportado por Sinop. A Turquia tem 11% do mercado, o México 8% e a Holanda fica com 6,8%.

As vendas para o exterior dos sinopenses praticamente se resumem a soja, com 71%, e ao milho, com 27%. Os 2% restantes se dividem entre madeira, carne e resíduos de produtos agrícolas, todos em porções menores do que 1%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...
PUBLICIDADE