sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Exportações de Sinop caem 31% e importações sobem 140% no primeiro semestre

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

As exportações de Sinop seguiram a tendência de Sorriso, conforme Só Noticias já mostrou, e também tiveram queda no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.  Segundo os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), os produtores sinopenses venderam U$ 252,5 milhões entre janeiro e junho, uma redução de 31% em relação aos U$ 366,5 milhões comercializados em 2017. Apesar da redução, Sinop se mantém como o 6º maior mercado exportador de Mato Grosso.

Ao contrário das exportações, as importações cresceram 140% e chegaram a U$ 2,6 milhões este ano contra o U$ 1 milhão do ano passado. Embora o valor seja pequeno, isso mexe na balança comercial (cálculo das exportações menos as importações) que apresenta superávit de U$ 249,8 milhões.

A soja é, disparada, o principal produto de exportação de Sinop, com 87% da representatividade. O milho responde por 11% das vendas e a madeira, que já foi o principal produto da economia sinopense, tem pouco mais de 1% da fatia. A carne não representa 1% das exportações.

A China, que vem reduzindo gradativamente as compras em Mato Grosso, também comprou de Sinop 21% a menos do que o ano passado, mas se mantém como o principal mercado com 38% das vendas. Na sequência aparecem Espanha (17%), França (5,1%), Alemanha (4,2%) e Turquia (4,1%). Uma diferença característica em relação aos outros municípios exportadores da região norte mato-grossense é que a maior parte das negociações dos sinopenses é feita com países europeus e não asiáticos.

O aumento nas importações se deve, principalmente, à compra de veículos aéreos, registradas já no começo do ano. Também diferente dos municípios vizinhos, Sinop não compra apenas insumos agrícolas. Maquinários industriais e matéria prima para a indústria também estão na lista de importações dos Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália, China e Hong Kong.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE