Mato Grosso fechou 2012 com as exportações atingindo U$ 13.864 bilhões. Este valor representa um aumento de 24,9%, comparado a 2011 que foi de U$ 11.099 bilhões. Os números foram apresentados, hoje, pelo secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta.
Em dezembro, as exportações trouxeram para o Estado cerca de U$ 968 milhões. "Este crescimento nas exportações é reflexo da força do agronegócio e também da política de incentivos fiscais do governo. Trabalhamos para atrair indústrias que acreditam no potencial do Estado e que contribuem no processo de industrialização", destacou o secretário.
Na região Centro-Oeste, Mato Grosso se mantém na liderança com 54% das exportações. Em seguida Goiás com 28%, Mato Grosso do Sul, 17%. Também ocupa papel de destaque no ranking dos estados brasileiros que mais exportam.
A China se mantém como o primeiro país comprador do Estado, apresentando um investimento de U$ 4.301 bilhões em 2012. Entre os produtos de Mato Grosso que mais conquistam o mercado internacional está a soja em primeiro lugar na lista, o que gerou ao Estado renda de aproximadamente US$ 5.515 bilhões no ano passado.
Os dados são disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e analisados pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia.