terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Exportações de carne de Mato Grosso para Missão Européia não foram interrompidas

PUBLICIDADE

A proibição estipulada pelos especialistas da União Européia (UE) a vários estados do Brasil por causa da febre aftosa não deverá atingir Mato Grosso em sua plenitude. A medida dos países europeus pode afetar até 60% das exportações de carne bovina brasileira com destino àquele continente, segundo fontes do setor. Além de Mato Grosso, poderão continuar as exportações à UE os seguintes estados: Minas Gerais (exceto alguns municípios); Espírito Santo; Santa Catarina; e Goiás (exceto alguns municípios).

O Comitê Permanente da Cadeia Alimentar – no qual estão representados os países da UE – apoiou o veto à entrada na UE da carne bovina desossada e maturada do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, e que tenha sido sacrificada a partir de 30 de setembro. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues conversou com autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul e Paraguai, além de pecuaristas dos cinco municípios que tiveram seus rebanhos interditados devido ao problema constado segunda-feira na Fazenda Vazezzo.

A Argentina proibiu a importação de carne do estado de Mato Grosso do Sul por causa do novo foco de aftosa na região. A decisão foi tomada pela Secretaria de Agricultura, que observa com preocupação a volta da doença e o impacto negativo que a notícia poderia provocar nas exportações de carne dos países da região.

Além disso, os especialistas da UE revisarão as restrições, à luz das informações remtidas pelo governo brasileiro e o efeito das medidas tomadas para controlar os focos de febre aftosa. A UE foi informada esta semana pela Organização Internacional de Epizootias sobre o foco registrado no Mato Grosso do Sul.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Número de veículo emplacados em Alta Floresta sobe para 54 mil; Colíder 27 mil

O relatório da Circunscrição Regional de Trânsito, que Só...

Governo prorroga prazo para concluir estudos da ferrovia Sinop-Miritituba

O governo federal decidiu prorrogar por mais seis meses...

Sinop: empresas ofertam 98 vagas de empregos e salários chegam até R$ 3,9 mil

Empresas de Sinop iniciam a semana contratando 98 novos...

Sinop: IPTU vence hoje com desconto de 15%

As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano e...
PUBLICIDADE