PUBLICIDADE

Exportação de carne suína será retomada para os EUA

PUBLICIDADE

As exportações de carne suína brasileira aos Estados Unidos serão retomadas. Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) comunicou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o reconhecimento de equivalência do serviço de inspeção de carne suína do Brasil e autorização para habilitação de matadouros/frigoríficos de Santa Catarina para exportação de carne suína "in natura" para aquele país. A reabertura do mercado gerou otimismo ao setor produtivo mato-grossense que começa a prever um cenário positivo para o produto estadual no mercado internacional.

Além da carne in natura, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, sigla em inglês) dos EUA também ampliou a autorização de habilitação de carne suína cozida e processada de outros estados brasileiros livres de aftosa com vacinação, como é o caso de Mato Grosso, desde que a industrialização ocorra em estabelecimentos com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e habilitados como produtores de matéria-prima.

No Estado, segundo o diretor-executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, 4 grandes frigoríficos são habilitados a exportar carne e podem se beneficiar, futuramente, da medida anunciada pelo governo americano. "Este é um importante passo dado rumo ao crescimento das exportações. Depois do embargo russo, tivemos que ir em busca de novos mercados", diz ao acrescentar que o produto mato-grossense é exportado para Hong Kong, países da América do Sul, entre outros.

As exportações terão início assim que o Ministério da Agricultura habilitar os estabelecimentos brasileiros, o que deverá ocorrer ainda esta semana. Inicialmente, 6 empresas receberão autorização para exportar. A abertura para o mercado americano, nesse primeiro momento, é resultado da decisão tomada no ano de 2001 pelo governo de Santa Catarina de manter o estado livre de febre aftosa sem vacinação.

As tratativas com o USDA intensificaram-se em março do ano passado. Todas as respostas e providências foram aceitas pelas autoridades sanitárias norte-americanas e nos próximos dias deverá ser enviado ao Dipoa o documento de conclusão da equivalência dos serviços de inspeção dos dois países.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: inflação tem recuo impulsionado por habitação, transporte e alimentação

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao...

Sinop: 56% dos empresários não pretendem realizar ação de vendas no Dia das Crianças, aponta relatório

Relatório do centro de informações socioeconômicas da Unemat, encomendado...

Com salários até R$ 5 mil, empresas de Lucas oferecem novas vagas de empregos

Empresas no município divulgaram, esta semana, 47 novas oportunidades...
PUBLICIDADE