Aconteceu, neste domingo, o primeiro Leilão de Mulas de Patrão de Mato Grosso, da programação de leilões da Exponop. Segundo o proprietário da Leilolíder, José Luiz Eyng, todas as expectativas foram superadas. “As mulas de patrão estiveram inseridas dentro do I Leilão Berço de Genética, da Fazenda Crestani e nós trouxemos para cá como atrativo”, disse ao Só Notícias.
“Analisamos o nicho de mercado inexplorado na região e conseguimos contactar vendedores de São Paulo que tinham e trouxeram animais da mais alta qualidade. Vieram pessoas de toda a redondeza, inclusive vários lances pelo Agrocanal que tem uma abrangência nacional de audiência. Então fomos felizes naquilo que achávamos que era um atrativo para o momento e acabou realmente servindo para tal finalidade”, reforçou.
As mulas de patrão são animais mais dóceis e bem domadas. Ao todo foram comercializadas 17, pela média de R$ 3,150 cada, um total de R$ 53,5 mil. “Na verdade nós abrimos o leilão com as mulas e depois prosseguimos com os animais de corte, que são os bovinos de reposição”, completou José Luiz. Ao todo foram comercializados 1.720 bovinos de reposição, sendo 990 machos e 730 fêmeas.
Só Notícias apurou que devido ao sucesso do leilão de mulas de patrão, os organizadores já cogitam a possibilidade da realização dessa categoria no próximo ano. “Talvez, no ano que vem, tenhamos um ou dois leilões com mulas de patrão na Exponop e durante o ano. Sabemos da dificuldade que os criadores da região têm em adquirir esses animais porque aqui não tem fornecedor habitual das mulas de patrão”, acrescentou.
Estiveram presentes cerca de 600 criadores. O próximo leilão será na terça-feira, 07, a partir das 19:30h. Serão leiloados 270 bovinos reprodutores Brangus. Sendo 20 de raça pura e 250 de cruzamento entre Brangus e Nelore. Todos vem da Fazenda Gap Genética do município de Jaciara.