Mais de 15 mil pessoas são esperadas hoje na abertura da 18ª Expolucas – Exposição Agropecuária, Indústrial e Comercial de Lucas do Rio Verde – que este ano traz grandes inovações. O presidente Joci Picini, que esteve ontem na central de jornalismo do Só Notícias, disse que a realização da feira mostra que Lucas do Rio Verde está conseguindo vencer as dificuldades.
“Neste momento que Mato Grosso está passando, um momento que a agricultura e o agronegócio estão passando, a Expolucas é um motivo a mais para que as pessoas vejam que a vida e os negócios continuam”, destacou.
A feira conta com uma grande participação das empresas locais. Serão 160 expositores dos variados segmentos, entre concessionárias de maquinários, caminhões, veículos, motos, bancos, agropecuárias, restaurantes, entre outros. Picine ressalta que além de expor seus produtos, os empresários terão um espaço para ampliação dos negócios. Uma tenda foi montada especialmente para pequenos comerciantes e produtores do município.
“Lucas do Rio Verde está passando por uma situação privilegiada dentro dessa crise. Tivemos privilégio de ter conseguido trazer a Sadia que vai fazer um grande investimento e esse é um motivo que Lucas tem que comemorar…Estamos nos preparando para uma industrialização, uma verticalização e temos que nos preparar para esse processo”, acrescentou o presidente.
A verticalização também será destacada no ciclo de palestras que vai tratar sobre a integração lavoura-pecuária e a atividade suinícola e avícola. Amanhã será apresentado o sistema integrado de produção da safra, 2ª Safra e 3ª Safra, que consistem no cultivo da soja, milho e pecuária. “Lucas do Rio Verde tem estourado na safrinha de milho e tem ingressado para a integração e assim aproveitar os terrenos com a pecuária”, salientou.
Na sexta-feira também serão abordados temas sobre a produção de suínos para a indústria, aproveitamento de dejetos animais, entre outros. “Vão mostrar o impacto da industrialização, impacto ambiental, financeiro, investimentos com frango de corte e com a suinocultura”, completou.
Entre as atividades programadas para hoje está o show pirotécnico na abertura, às 20 horas, início do rodeio, que vai premiar o vencedor com um carro 0km, bingo e um show com Rick e Renner. Durante as cinco noites de feira serão sorteados dois carros e três motos e terão outros dois shows, com Tradição, na sexta-feira, e KLB, no sábado.
“As empresas assumem a Expolucas como sendo uma festa do município e como uma oportunidade de mostrar o potencial de Lucas do Rio Verde. A Expolucas É uma festa do povo e trazemos grandes shows para que venham contentar os nossos visitantes”, concluiu Picini.
Mais de 10 mil cartelas já foram vendidas para a feira e o objetivo da organização é chegar a 15 mil.