O presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo (PR), vai defender, nesta quarta-feira, em Brasília, a viabilidade do projeto de prolongamento dos trilhos da Ferronorte, que liga São Paulo a Mato Grosso, até a capital mato-grossense. O vereador participará como convidado da terceira edição do “Brasil nos Trilhos”, seminário voltado para discussões sobre a logística do transporte ferroviário e os rumos do setor no Brasil. O seminário contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante o encontro, Vuolo enfatizará que a chegada da estrada de ferro em Cuiabá é um pleito que o Fórum, juntamente com os representantes do setor produtivo, da classe política e da sociedade civil, defende desde 1999. Ele lembrará, também, que, diante da nova realidade sobre os investimentos em infra-estrutura, com o advento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), há necessidade de uma definição técnica e política urgente. “A chegada dos trilhos em Cuiabá terá um impacto extremamente positivo na geração de emprego e renda para a Baixada Cuiabana, que agrega 40% da população e 42% da produção estadual”, assinala o vereador.
Para o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, um claro indício da viabilidade do prolongamento dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo até a capital é a retomada das obras entre Alto Araguaia e Rondonópolis, no Sul do Estado, garantida por um termo aditivo de contrato que o Governo Federal assinou, no fim de abril passado, com a concessionária América Latina Logística.
O documento, assinado pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e pelo presidente da ALL, Bernardo Reis, define o cronograma físico-financeiro que estabelece a implantação dos trilhos no trecho. O financiamento será do BNDES. O vereador fará sua exposição de motivos durante um painel que será apresentado pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte, Luiz Antonio Pagot, que falará sobre “O papel do DNIT para com a Ferrovia”.
O III Brasil nos Trilhos 2008 é promovido pela ANT (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), com o apoio o Governo Federal. O objetivo é de debater, com autoridades e as entidades diretamente ligadas ao transporte ferroviário, o crescimento do setor no País.
Segundo o presidente da ANT, Júlio Fontana Neto, nos últimos anos, o transporte ferroviário de carga ampliou a participação na matriz de transportes e já representa mais de um quarto de tudo que é movimentado no Brasil. “O modelo de concessão das operações à iniciativa privada mostrou-se eficiente e tem possibilitado que as ferrovias voltem a ocupar posição significativa na logística nacional, assim como acontece nos países mais ricos”, afirma.