PUBLICIDADE

Expansão de ferrovia em Mato Grosso será defendida em seminário

PUBLICIDADE

O presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo (PR), vai defender, nesta quarta-feira, em Brasília, a viabilidade do projeto de prolongamento dos trilhos da Ferronorte, que liga São Paulo a Mato Grosso, até a capital mato-grossense. O vereador participará como convidado da terceira edição do “Brasil nos Trilhos”, seminário voltado para discussões sobre a logística do transporte ferroviário e os rumos do setor no Brasil. O seminário contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o encontro, Vuolo enfatizará que a chegada da estrada de ferro em Cuiabá é um pleito que o Fórum, juntamente com os representantes do setor produtivo, da classe política e da sociedade civil, defende desde 1999. Ele lembrará, também, que, diante da nova realidade sobre os investimentos em infra-estrutura, com o advento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), há necessidade de uma definição técnica e política urgente. “A chegada dos trilhos em Cuiabá terá um impacto extremamente positivo na geração de emprego e renda para a Baixada Cuiabana, que agrega 40% da população e 42% da produção estadual”, assinala o vereador.

Para o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, um claro indício da viabilidade do prolongamento dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo até a capital é a retomada das obras entre Alto Araguaia e Rondonópolis, no Sul do Estado, garantida por um termo aditivo de contrato que o Governo Federal assinou, no fim de abril passado, com a concessionária América Latina Logística.

O documento, assinado pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e pelo presidente da ALL, Bernardo Reis, define o cronograma físico-financeiro que estabelece a implantação dos trilhos no trecho. O financiamento será do BNDES. O vereador fará sua exposição de motivos durante um painel que será apresentado pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte, Luiz Antonio Pagot, que falará sobre “O papel do DNIT para com a Ferrovia”.

O III Brasil nos Trilhos 2008 é promovido pela ANT (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), com o apoio o Governo Federal. O objetivo é de debater, com autoridades e as entidades diretamente ligadas ao transporte ferroviário, o crescimento do setor no País.

Segundo o presidente da ANT, Júlio Fontana Neto, nos últimos anos, o transporte ferroviário de carga ampliou a participação na matriz de transportes e já representa mais de um quarto de tudo que é movimentado no Brasil. “O modelo de concessão das operações à iniciativa privada mostrou-se eficiente e tem possibilitado que as ferrovias voltem a ocupar posição significativa na logística nacional, assim como acontece nos países mais ricos”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE