PUBLICIDADE

Exemplo para MT seguir: IPVA fica mais barato em São Paulo

PUBLICIDADE

Os proprietários de veículos no estado de São Paulo pagarão, em média, 3,75% menos no IPVA de 2012 do que o que pagaram em 2011. Considerando apenas os carros, a queda será um pouco menor, de 3,34%.

Para a motos, a retração foi de 5,56%, enquanto que para os caminhões, ônibus e microonibus, e utilitários, a queda será de 1,87%, 1,77% e 3%, nesta ordem.

Isso reflete a desvalorização dos veículos, uma vez que a tabela com os valores venais dos automóveis – que serve de base para o cálculo do imposto – apresenta valores menores.

"Refletindo a crise que vivemos está queda está cada vez mais acentuada. Em 2011, a queda superou 7% e no ano anterior superou os 9%", afirma Edson Kondo, coordenador de administração tributária.

Pagamento adiantado
O executivo explicou ainda que, embora a obrigatoriedade de pagamento comece apenas em janeiro do próximo ano, já será possível fazer o pagamento a partir do próximo dia 20 de dezembro. Quem pagar à vista terá o desconto de 3% no valor total.

Edison Peceguini, diretor de arrecadação tributária, afirmou que não há atualmente o objetivo de aumentar o desconto para quem opta por pagar tudo de uma única vez.

"Estudos mostram que esse é um desconto ideal. Nenhuma aplicação financeira traz esse retorno em um mês", garante.

Ainda segundo com Peceguini, atualmente 25% das pessoas optam por pagar à vista aproveitando o desconto.

Ainda segundo o diretor o governo também não tem intenção de ampliar o parcelamento, que pode ser feito em até três vezes. "Achamos esse parcelamento ideal para não conflitar com a obrigatoriedade do pagamento para o licenciamento do veículo".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE