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Evento orienta empresários e consumidores de Sinop sobre vendas de final de ano

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O Procon Sinop realiza o projeto “Natal sem susto – Consumidor bem informado. Empresário bem orientado” com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As dúvidas frequentes de empresários e consumidores durante as transações comerciais serão respondidas por uma mesa redonda, no dia 1º de dezembro, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Dentre os temas da mesa redonda estão a diferenciação de pagamento em dinheiro e cartão de crédito; crediário; precificação de produtos expostos; promoções; atendimento prioritário e divulgação de telefones e endereços, que serão explicados por especialistas.

O debate terá a presença da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre e 2ª vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon), Alessandra Garcia Marques; do promotor de Justiça de Sinop, Pompilio Paulo Azevedo Silva Neto; do defensor público e coordenador da Defensoria de Sinop, Glauber da Silva; do juiz da 7ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Sinop, Tiago de Souza Nogueira de Abreu; do presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra; e da juíza e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Sinop, Débora Roberta Pain Caldas (ainda a confirmar). Além do diretor intendente do Procon Sinop, Cristiano Peixoto Duarte, e do Gerente de Fiscalização Procon Estadual, Ivo Vinicius Firmo.

Segundo o presidente da ACES, Nilson Lopes Ribeiro, a necessidade de esclarecer as dúvidas surgiu em reuniões com os comerciantes que enfrentavam situações conflitantes durante as vendas. “Durante um Café da Manhã com Empresários houve muitos questionamentos, principalmente, sobre o pagamento com cartão em parcelas do crediário, por isso procuramos o Procon para nos ajudar a esclarecer essas dúvidas e desenvolvemos o projeto ‘Natal sem Susto’, inédito na cidade e com parceria de outras entidades”.

O evento também é uma forma de ajudar a orientar a sociedade durante as compras. “O consumidor deve estar atento para saber exigir seus direitos e o empresário precisa ter conhecimento de seus deveres e direitos frente ao código de defesa e demais legislações para assim evitar infrações lesivas às relações de consumo”, diz Cristiano Peixoto Duarte.

“Durante o mês de dezembro as vendas chegam a dobrar no comércio de Sinop e muitos empresários ainda têm dúvidas sobre os direitos dos consumidores. O evento quer ajudar tanto comerciantes, orientando sobre as leis, como consumidores, esclarecendo seus direitos”, acrescenta o diretor da ACES e organizador do evento, Klayton Gonçalves.

“Não importa se sua empresa tem 30 anos ou 30 dias, receber as informações referentes ao Código de Defesa do Consumidor é sempre importante para confirmarmos que estamos no caminho certo, então aproveitem esta oportunidade e participem”, convida o presidente da CDL, Luciano Chitolina.

O evento é gratuito e para fazer a inscrição basta entrar no site www.bilheteagora.com.br ou pelo telefone 0800 770 3332.

(Atualizada às 13h45)

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