sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Estados e municípios discutem classificação de atividades econômicas em MT

PUBLICIDADE

Representantes dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de municípios de Mato Grosso, participam, até sexta-feira, em Cuiabá, da 18ª Reunião Ordinária da Subcomissão Técnica da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) – Subclasses. A abertura do evento foi hoje, com a presença de autoridades municipais, estaduais e nacionais.

O evento é uma realização do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), com o objetivo de avaliar a situação atual dos trabalhos em execução, definir medidas voltadas para a atualização dos sistemas dos órgãos em função da nova versão da tabela CNAE 2.0, bem como promover o intercâmbio de informações e experiências exitosas quanto ao uso das classificações econômicas. A programação do II Seminário CNAE – “Diálogo econômico do Brasil com o mundo” também faz parte do debate.

Segundo a coordenadora da Subcomissão Técnica para a CNAE – Subclasses, Regina Maria Henriques, da Receita Federal do Brasil, é uma satisfação as três esferas de governo mostrar que é possível trabalhar de forma cooperativa. “É uma discussão muito rica entre Municípios, Estados e Federação em prol de objetivos comuns. O ambiente propicia a produtividade”.

A CNAE foi desenvolvida para estabelecer a identidade das pessoas jurídicas nos cadastros da administração pública Federal, Estadual e Municipal, garantindo a padronização de informações nos referidos cadastros, na realização das estatísticas nacionais e mantendo compatibilidade com a classificação internacional das Nações Unidas. Essa codificação de atividades foi desenvolvida sob a coordenação da Secretaria da Receita Federal, orientação técnica do IBGE e participação de vários Ministérios. Sua utilização já está amplamente difundida em todo o país.

Para o secretário-Adjunto de Receita Pública da Sefaz, Marcel Souza de Cursi, a iniciativa de unir as três esferas é uma forma de fortalecer e integrar o trabalho, de alta relevância para todos os envolvidos. “Estamos muito felizes de realizar este evento em Cuiabá, pois vemos a possibilidade de um país trabalhar integrado e construir instrumentos que possam beneficiar a todos”, destacou.

Ainda na abertura da reunião, o secretário Municipal de Finanças de Cuiabá, José Carlos de Carvalho Souza, afirmou que é sempre uma honra falar para servidores fazendários, por onde passa todo o processo da administração pública. “É uma área de extrema importância para os Estados brasileiros e a somatória de esforços é muito importante para o andamento das ações”.

Após a abertura, o secretário-Adjunto Marcel de Cursi ministrou uma palestra sobre a “Importância da padronização e planejamento estatístico na administração fazendária”.

Participaram também da solenidade de abertura, a secretária Executiva da Comissão Nacional de Classificações (Concla), Sidnéia Reis Cardoso, do IBGE; o auditor da Receita Federal de Mato Grosso, Yiuiti Shimada, chefe de Fiscalização da Receita Federal em Mato Grosso; e representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), da Jucemat, da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso e da Prefeitura de Rondonópolis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã ganha mais de 500 empresas em e Peixoto 279

A economia de Guarantã do Norte segue crescendo e,...

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE