domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Estados do Sul aderem proposta de renegociação de dívidas de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os governadores dos Estados do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do Paraná, Roberto Requião, e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, reunidos em Campo Grande (MS), no dia 11 de junho, por ocasião da reunião de governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), firmaram a Carta de Campo Grande, que entre outras resoluções, apóia o modelo de reestruturação das dívidas de Mato Grosso e indica aos Estados do Codesul segAuir os moldes do procedimento adotado por Mato Grosso. A carta será encaminhada ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, solicitando que ele recomende à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) utilizar o modelo de Mato Grosso a outras unidades da Federação.

No dia 5 de junho, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso aprovou em primeira votação o Projeto de Lei autorizando o Executivo a alongar por 30 anos a dívida que hoje responde pelo valor de R$ 5,3 bilhões. Mato Grosso foi o primeiro Estado brasileiro a pleitear a reestruturação junto ao Ministério da Fazenda e à STN.

Pioneiro também na adesão do Programa de Ajuste Fiscal, implantado pela União em 1997, o Estado vem desenvolvendo um rigoroso ajuste em suas contas públicas de modo a consolidar-se, atualmente, como exemplo nacional de sucesso na recuperação e manutenção do equilíbrio fiscal, destinando anualmente mais de 15% de sua receita líquida real para pagamento das parcelas da dívida.

A partir da assinatura da Carta de Campo Grande, o Codesul solicitou à STN a realização de estudos e a apresentação de proposta de reestruturação ou refinanciamento da dívida pública – nos parâmetros adotados pelo Estado de Mato Grosso – para ser debatida com os governadores, no prazo de 60 dias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE