Encerrou hoje, em Cuiabá, o 12º Fórum de Secretários de Fazenda do Centro–Oeste e Norte, que buscou definir uma proposta única para fortalecer os Estados que compõem as regiões. Dentre os assuntos debatidos, os mais relevantes foram sobre pacto federativo, reforma tributária, desenvolvimento regional e descumprimento de preceitos constitucionais por parte da União.
Segundo o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Waldir Júlio Teis, o fórum está buscando nos 11 Estados que formam as regiões, os pleitos comuns junto ao Governo Federal e ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). “Temos percebido o quanto é difícil os Estados menores terem voz, somos engolidos pelos Estados maiores. Nosso encontro visa justamente isso, ou seja, buscar a coesão de interesses e reduzir as desigualdades regionais”.
Também participaram do fórum os secretários de Fazenda Oton Nascimento Júnior (GO), Luis Tacca Junior (DF), José Raimundo Barreto Trindade (PA) e Dorival Roriz Coelho (TO), e os representantes Gilberto Cavalcante (MS), José Genaro de Andrade (RO) e Joel Nogueira Rodrigues (AP), além do senador mato-grossense Jonas Pinheiro (PFL), do deputado Federal Valtenir Pereira (PSB-MT) e de representantes da senadora Lúcia Vânia (GO).
Conforme as proposições da pauta debatida durante os dois dias pelos técnicos dos diversos Estados, no final foram deliberados 15 pontos a serem executados pelos Estados.