O prefeito de São José do Xingu, Vanderlei Luz Aguiar, foi preso hoje de manhã, na operação Xingu, deflagrada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Administração Pública, acusado de comandar um esquema de desvio de recursos públicos. Além do prefeito, foram presos o diretor de Planejamento da prefeitura, Emerson Rossi, o chefe do Departamento Administrativo, José Renato Olímpio da Luz, primo do prefeito, e o ex-presidente da Câmara Municipal, exercício 2005/2006, Valdomiro Lima Luz, irmão do prefeito.
Nas investigações realizadas há 8 meses, pelos delegados fazendários Lúzia Fátima Machado, Maria Alice Amorim, Rogério Atílio Mondeli e Wilton Massao Ohara, foi desarticulado um esquema de corrupção dentro da prefeitura, relacionado a crimes contra à administração pública.
Cerca de R$ 2 milhões, entre verbas estadual e federal teriam sido desviadas na administração do prefeito em fraudes em processos de licitação, lavagem de dinheiro, crimes de responsabilidade dos prefeitos, de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha. As investigações contaram com o apoio da Procuradoria de Justiça, da Auditoria Geral do Estado e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
As prisões foram decretadas pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Juvenal Pereira da Silva e a operação foi comandada por 16 policiais civis, sendo 4 delegados da Delegacia Fazendária e um da região.