De acordo com o chefe do Escritório de Marketing da Fortinet e ex-analista de segurança do Gartner, Richad Stiennon, os crimes digitais deverão movimentar entre US$ 4 bilhões e US$ 8 bilhões em 2007. Segundo Stiennon, os criminosos virtuais estão se tornando menos inovadores, porém, mais hábeis e criativos no desenvolvimento de lucrativos modelos de negócios como forma de dobrar seus ganhos.
“As tentativas de extorsão virtual não serão restritas a instituições financeiras e empresas por muito tempo. Os governos, escolas e fábricas também terão de se proteger contra ataques normalmente voltados aos negócios”, prevê o especialista.
Ainda de acordo com o executivo da Fortinet, algumas previsões podem ser feitas para o mercado de segurança em 2007, como a de que o crescimento da receita com crimes digitais atingirá 100%.
Além disso, o foco dos fraudadores passará a ser o armazenamento de dados corporativos, o roubo de identidade crescerá continuamente e ocorrerão mais ataques contra redes wireless (sem fio).