O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, confirmou, ao Só Notícias, que uma empresa de Belo Horizonte venceu a licitação para finalizar a obra de duplicação da BR-163 e 364 entre Rosário Oeste e Nobres (na região Médio Norte), que está há mais de dois anos inacabada. “Os documentos devem ser assinados nesta semana e as obras começam no mês de setembro”, declarou.
Está previsto a construção de muro de arrimo, cortinas atirantadas e serviço complementar de estabilização de taludes (encosta), entre os quilômetros 493 a 501, na Serra da Caixa Furada. A previsão é de que a duplicação seja entregue até junho de 2018. A obra está orçada em R$ 21,6 milhões.
A duplicação começou em 2011, quando foi feita uma licitação para duplicar 45,5 quilômetros de Rosário Oeste ao Posto Gil. A etapa da duplicação, ponte e outras ações até 2015 custou R$ 300 milhões. Porém, por causa de deslizamentos de rochas esse trecho foi interditado. A pista onde ficaram a terra e pedras é sentido Nortão-Cuiabá, no começo da serra de Nobres, e uma parte não pode ser utilizada por centenas de carretas, caminhões e veículos que trafegam diariamente sentido capital. É usada a parte duplicada de pista sentido Nortão.
A duplicação é muito importante para o tráfego não ficar lento, considerando que o trecho tem grande fluxo de carretas que transportam grãos, madeira, combustível, alimentos, materiais de construção e muitos outros produtos. Sem falar na segurança dos motoristas.