sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Equipe técnica vistoria 740 km de traçado da primeira ferrovia estadual ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O traçado da primeira Ferrovia estadual de Mato Grosso foi percorrido por técnicos da secretaria estadual de Meio Ambiente como parte da análise do processo de licenciamento ambiental do empreendimento. O trajeto tem 740 km de extensão, e ligará Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Foram conferidos os pontos de mais atenção na análise ambiental, locais onde serão construidas pontes e túneis, conferência de distância de assentamentos, nascentes, cavernas, a região de Serra de São Vicente, e o terminal Malha Norte, localizado em Rondonópolis.

Os técnicos foram conhecer a realidade local e o contexto do traçado escolhido pela empresa vencedora do chamamento público e que investirá R$ 12 bilhões para fazer a ferrovia, e oo trecho até Cuiabá deve ficar pronto até 2026 e até Lucas em 2028. “É uma aferição das características do local por onde vai passar a ferrovia, para dar segurança para a análise técnica que será feita para a emissão da Licença Prévia do empreendimento”, explica o superintendente de Infraestrutura, Mineração e Serviços, Valmi Lima.

O engenheiro ambiental Otavio Rodrigues Mendes, explicou que 26 pontos foram vistoriados com o objetivo de conferir in loco as condições ambientais e as informações dos Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) entregues pela empresa. “A aferição é uma das primeiras etapas do licenciamento, que antecede a análise do estudo e relatório. É uma atividade comum em qualquer licenciamento. São utilizados também drones para captar imagens aéreas em um extensão maior, e é feito o registro fotográfico com coordenadas geográficas para subsidiar os relatórios”, explica.

Oito técnicos da Sema – agrônomo, geólogo, biólogo, geógrafo, engenheiro ambiental, civil, sanitarista e florestal- também participaram da inspeção, além de especialistas da empresa que fará a obra.

Para implantar a ferrovia, a análise do licenciamento será trifásico para a emissão da Licença Prévia (LP), Licença de Instalação e Licença de Operação. Neste momento, a Sema avalia se há alguma necessidade de complementação ou pendências no processo, para que haja o complemento de informações pelo interessado. Quando a análise desta etapa for concluída, a Licença de Prévia será submetida ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) para referendo, informa a assessoria.

Para subsidiar o processo, já foi realizada audiência pública híbrida – com transmissão ao vivo pela internet e participação presencial em nove cidades: Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra, Jaciara, Nova Mutum, Rondonópolis e Primavera do Leste.

A construção da ferrovia conecta Mato Grosso à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...

Sinopense tem conta bancária invadida e prejuízo é de R$ 18,1 mil

O homem, de 68 anos, relatou aos investigadores de...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE