Um dos maiores eventos agrícolas da região, o Entec$$ – Encontro Nacional de Tecnologias para Segunda Safra – começa amanhã e vai até sábado em Lucas do Rio Verde. Ano passado, o evento, promovido pela Fundação Rio Verde foi cancelado em apoio ao movimento feito por produtores em todo o país, e este ano volta com o tema ‘como sair da monocultura no cerrado’. São parceiros da fundação a prefeitura e cerca de 50 empresas ligadas ao agronegócio.
O objetivo principal é apresentar novas tecnologias e tendências para a diversificação de culturas na região, que tem a soja como principal atividade. A expectativa é em reunir mais de 3 mil pessoas nos três dias de evento. Enfocando o fim da monocultura na região de cerrado, inserindo agora a integração lavoura/pecuária como mais uma opção de receita, o Entec$$ deste ano está com uma programação variada.
Os pesquisadores da Fundação Rio Verde, entidade organizadora do evento, destacam que a sobrevivência da atividade agropecuária, principalmente no Médio Norte de Mato Grosso, depende da superação de muitos desafios, entre eles a diversificação e os sistemas de rotação de culturas como forma de superação da monocultora hoje praticada. Além de ter se tornado um fórum de discussão para os desafios do agronegócio, o Entec$$ visa trazer a difusão das novas técnicas de produção geradas ou validadas pela equipe de pesquisadores.