Ovinocultores de Lucas do Rio Verde se reúnem na semana que vem para discutir a criação da Associação dos Ovinocultores do Núcleo de Lucas do Rio Verde. A secretária Municipal de Agricultura, Luciana Copetti, que organiza o evento, explica que o objetivo é fortalecer a atividade no município. A data da reunião ainda deve ser confirmada.
Ela destaca que, atualmente, há cerca de 25 produtores que já estão na atividade em Lucas do Rio Verde, mas ainda não atendem a demanda do mercado. “O consumo se expande e não tem produto suficiente no mercado”, salienta. Por meio da associação os produtores poderão se organizar e buscar mais incentivos e acompanhamento para fortalecer a atividade, ganhando mais força no mercado.
A utilização de pequenas áreas para a produção, já que os animais são rústicos e ocupam pouco espaço, além de reproduzirem-se com facilidade, são algumas das facilidades para a criação. O objetivo da secretaria é de que mais de 30 produtores participem da associação.
Os avanços e expansão da criação na região vem ao encontro de uma grande necessidade do mercado, que é o melhoramento genético dos animais. Um fator que impulsiona os investimentos na atividade é a instalação de um frigorífico de ovinos em Sinop, que deve entrar em funcionamento até o final do ano.
Será o primeio frigorífico de ovinos de todo o Nortão, inicialmente com capacidade de abate de 200 cabeças ao dia, com espaço para chegar a 500. O objetivo dos investidores é em comprar a produção de 30 municípios da região, entre Lucas do Rio Verde e Guarantã do Norte.