Sessenta caixas eletrônicos de unidades bancárias foram alvos de bandidos em Mato Grosso até o dia de hoje. A informação é do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, que afirma que muitos estabelecimentos comerciais já estão desistindo de ter o equipamento com medo de serem os próximos alvos de bandidos. “Já temos casos de mercados que desistiram de ter caixa eletrônico por causa dos assaltos. Por mais que o movimento aumente, junto vem os criminosos que querem arrombar o caixa. É preocupante a frequência de ações criminosas e a facilidade que os bandidos encontram”, ressaltou o presidente do sindicato, Arilson da Silva, por meio da assessoria.
Segundo o presidente, os bancos distribuem os caixas eletrônicos sem se preocupar com a segurança, transferindo a responsabilidade para o dono do ponto comercial. “Observamos que as ações são planejadas, no início do mês o alvo dos bandidos são as agências bancárias por causa do pagamento da população, e no decorrer do mês o alvo são os caixas eletrônicos. Ações efetivas devem ser feitas com urgência para combater este tipo de crime”.
Os últimos casos registrados foram em Cuiabá e Várzea Grande. Neste, o equipamento instalado no pátio da prefeitura de Várzea Grande, chegou a ser danificado, mas devido a má instalação dos explosivos, a bomba não explodiu. O esquadrão anti-bomba do Bope foi acionada para desarmar o artefato.