quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Empresas de Mato Grosso passarão a declarar ICMS para Sefaz homologar pagamento

PUBLICIDADE
A Gazeta

Empresas do comércio varejista e atacadista de Mato Grosso que recolhem o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo regime de estimativa simplificado passarão a calcular, declarar e recolher o tributo para então a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) homologar o valor devido. A medida entrará em vigor em setembro e tem o objetivo de reduzir os conflitos administrativos entre a Pasta e o contribuinte acerca do valor a ser pago. De janeiro a julho, empresas desses 2 segmentos pagaram R$ 894,392 milhões em ICMS ao governo.

Segundo a secretaria, o contribuinte vai calcular e pagar o imposto conforme as notas fiscais movimentadas no mês, que eles considerarem devidas. Atualmente, a pasta fazendária é responsável por apurar, mensalmente, o imposto e informar ao contribuinte o valor a ser recolhido, e muitas vezes o contribuinte não concorda com a cifra e entra com processo administrativo questionando o valor. Também cabe à Sefaz gerar o Documento de Arrecadação (DAR).“Nós vamos oferecer aos contribuintes a possibilidade de verificar quais são as notas fiscais que eles movimentaram no mês e então recolherem o valor que eles consideram efetivamente devido. Vai reduzir os conflitos e processos administrativos” aponta o secretário

de Fazenda, Rogério Gallo. Hoje, caso o contribuinte discorde do valor lançado, deve formalizar por meio de processo a revisão do lançamento o que ocasiona entrada de até 2 mil novos processos na Sefaz.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresarias de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Jonas Alves, a simplificação da legislação e dos procedimentos é o principal ganho do segmento. “Esperamos que a simplificação da legislação traga mais fluidez e facilidade para os contribuintes e as empresas e reduza também a questão da burocracia, além de trazer segurança jurídica”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Ciclista atropelado por carro é socorrido em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel (marca...
PUBLICIDADE