O projeto de criação do segundo distrito industrial de Sinop foi aprovado em agosto, mas ainda precisa ser homologado pelo prefeito Nilson Leitão. É uma exigência legal que deve ser formalizada dentro de poucos dias. O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Norival Curado, informou ao Só Notícias que a procura de empresas para se instalar no novo distrito tem sido grande.
“Mas precisamos esperar a homologação, antes de abrir um cadastro para esses interessados”, explicou ele. O primeiro Distrito Industrial e Comercial de Sinop fica em uma área bem localizada, às margens da BR-163 e foi criado há mais de 10 anos. Tem concessionárias de carros, caminhões, empresas de implementos agrícolas, insumos, fábrica de ração, mecânicas, entre outras. O segundo distrito industrial de Sinop tem 913 mil metros quadrados e fica na Estrada Ruth, próximo ao parque de exposições da Acrinorte.
A área foi dividida em 559 lotes. Os terrenos poderão ser pagos em dois anos e os valores dependem do tamanho de cada área e variam de R$ 25 a R$ 45 mil. A primeira parcela será de 20% do total e há vários incentivos fiscais para as indústrias e empresas que se instalarão.
Assim que forem abertas as inscrições, as empresas que pretendem se instalar devem encaminhar requerimento à Secretária Indústria, Comércio e terão 60 dias para apresentar projeto de implantação e funcionamento devidamente aprovados por CREA, Corpo de Bombeiros, Ibama, Sema, dentre outros. As edificações devem ocupar no mínimo 30% da área do lote e, no máximo, 80%.
Segundo Norival, “o DIC Norte representa o incentivo de forma ordenada e precisa para o desenvolvimento industrial da cidade e geração de inúmeros novos postos de trabalho”.