Os empresários sinopenses se mantém otimistas, para este ano, mesmo com alguns números negativos, registrados na última pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, realizada em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Pelo menos 86% dos 115 empresários entrevistados disseram acreditar que 2014 será melhor do que 2013 para o comércio local.
Os números obtidos ainda mostram que outros 11% dos entrevistados acreditam que, este ano, será igual ao anterior. Apenas 3% deles não estão otimistas, acreditando que 2014 poderá ser pior. “Sinop já mostrou que tem uma característica de pessoas ufanistas e otimistas e esta pesquisa comprova isso”, afirmou o economista da Unemat, Feliciano Azuaga.
A boa motivação do empresariado sinopense, porém, não está relacionada a eventos específicos que ocorrerão este ano, como a Copa do Mundo e o período eleitoral. Apenas 37% das empresas pretende usar o mundial como alternativa para aumentar as vendas. Outras 48% acreditam que as eleições não irão impactar suas economias.
“Apesar desta pesquisa é bom lembrar aos lojistas que bem trabalhado e com um pouco de criatividade o tema da Copa do Mundo pode resultar sim em boas vendas aos lojistas”, alertou o vice presidente da CDL, Alessandro Chimiti.