O setor de construção dos países árabes tem investimentos planejados de US$ 1,8 trilhão para os próximos anos. Dubai, nos Emirados Árabes, além de concentrar boa parte dessas obras, é a principal porta de entrada para o mercado da região. Para ajudar a indústria brasileira a explorar esse grande potencial, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), promove a ‘Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos 2008’, que será realizada de 19 a 29 de novembro, em Dubai.
Articulada nacionalmente pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), a missão visa participar da The Big 5 Exhibition, maior feira do setor da construção civil do Oriente Médio, que ocorrerá em Dubai, de 23 a 27 de novembro. Realizada anualmente, a feira conta com uma área de 38.000 m² e na última edição registrou a participação de 52 países e 2.839 expositores.
Além da participação na Big 5 – como é conhecida -, a viagem busca prospectar oportunidades de negócios e parcerias, fortalecer a rede de relacionamentos nos Emirados Árabes Unidos, monitorar tendências por meio de visitas à feira, a instituições e a empresas árabes. A missão é destinada principalmente aos segmentos de construção civil, bens de consumo, máquinas e equipamentos, hidro-tecnologia e ambientes, condicionamento de ar e refrigeração, limpeza e manutenção, vidro e metal, banheiros e cerâmicas, mármore e pedra, além de todos os demais setores que envolvem a cadeia de produção do ramos de construção.
Durante o lançamento da missão, promovido por meio de vídeo-conferência pela FIESC na última quinta-feira (18), o secretário-geral da CCAB, Michel Alaby, falou sobre as oportunidades de negócios para o ramo de construção nos 22 países árabes localizados no Oriente Médio e no Norte da África. Segundo ele, a Big 5 reúne os principais atores do setor na região. “O Brasil já exporta para os países árabes, mas as vendas são muito concentradas no setor de alimentos. Temos que diversificar, e o segmento de construção é um dos mais promissores”, disse. Em 2007, as exportações brasileiras para os países árabes chegaram a US$ 7 bilhões, sendo que quase 70% foram do agronegócio.
Ainda em 2007, as vendas externas de produtos brasileiros no setor de construção foram de US$ 8,3 bilhões. Os países árabes ficaram com US$ 380 milhões deste montante, um avanço de 136% em relação aos US$ 161 milhões vendidos pelo setor para esse grupo de nações em 2004. “Apesar do incremento, ainda é muito pouco, temos que aproveitar as grandes oportunidades que estão se abrindo”, disse. Alaby ressaltou também as diferenças culturais entre o Brasil e os países árabes, e o impacto dessa realidade nos negócios. “A negociação com os árabes é mais longa, muito baseada no relacionamento pessoal e na amizade”, destacou.
A APEX-Brasil, que organiza a participação brasileira na Big 5, também participou do lançamento da missão, por meio de videoconferência. O coordenador de Imagem e Acesso a Mercados da APEX, Juarez Leal, disse que a entidade vai disponibilizar um estande de 480 m² para 37 empresas. “Mas ficamos com uma fila de espera de 50 empresas que queriam também expor. O interesse dos exportadores brasileiros aumentou, mas a restrição de espaço na feira é muito grande e não conseguimos espaço para acomodar todas as interessadas”.
A missão brasileira parte para Dubai em 19 de novembro, com retorno previsto para o dia 29. Além da participação na Big 5, estão previstas visitas a empresas do setor e obras em Dubai e na capital dos Emirados Árabes, Abu Dhabi. Em Mato Grosso, as inscrições e informações podem ser obtidas no Centro Internacional de Negócios (CIN) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT).