O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Leandro Damiani e representantes do Sebrae ministram amanhã, no distrito de Boa Esperança, uma palestra sobre o novo tratamento tributário simplificado, que ficou mais conhecido como “Super Simples”.
De acordo com Damiani, a palestra será direcionada a empresários e estudantes da localidade. “No distrito há um número grande de empresários, estudantes e comerciantes, daí a necessidade de esclarecer as dúvidas referentes ao Super Simples”, explicou. A palestra começa às 19 horas, na Escola Estadual Cristiano Araújo Pires.
O Super Simples foi instituído no último dia 1º, através da Lei Complementar 123/06, em substituição ao Simples Federal (Lei 9.317/1996), que foi revogado a partir daquela data. O novo regime unificará os impostos federais, estaduais e municipais (ISS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IPI, ICMS e ISS). Agora, em vez de preencher várias guias de recolhimento, com datas e cálculos diferentes para cada imposto, o empresário fará apenas um pagamento para ficar em dia com a Receita.
Na semana passada, a Receita Federal ampliou o prazo para que as micro e pequenas empresas quitem todos os débitos tributários com União, Estados ou municípios. O prazo saltou de 31 de julho para 31 de outubro, segundo instrução normativa publicada no Diário Oficial da União.
Apesar de prorrogar o prazo para o acerto, a Receita manteve a data limite de 31 de julho para a adesão das empresas ao novo sistema de tributação. Sendo assim, as micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao Super Simples devem preencher o formulário no site da Secretaria da Receita Federal até a próxima terça-feira.