Uma grande empresa especializada em industrialização de polpa de frutas mostrou interesse em fazer parte do Consórcio Intermunicipal de Sinop, que vai fomentar a fruticultura familiar do município. Segundo o secretário de Agricultura, Alexandre Picin, a empresa estaria interessada em comprar cerca de 300 hectares de maracujá, inicialmente.
“Estamos em fase de negociações, mas tudo está rumando para o fechamento da parceria”, disse Picin. O projeto de fortalecimento da fruticultura familiar sinopense deve ser lançado oficialmente na semana que vem, segundo o secretário, e inicialmente deve atender a 500 famílias. Esses pequenos produtores terão apoio financeiro e logístico e, em comtra-partida, vão plantar culturas predefinidas pelas empresas participantes do projeto, tendo assim compra de sua produção garantida. Serão investidos cerca de R$ 6 milhões no projeto só em Sinop.
Picin disse que a procura de produtores interessados em participar do consórcio foi muito grande, mas que a seleção dos participantes já está em fase final. Para fazer parte de projeto o produtor deve ser “aprovado” pela prefeitura, que vai lhe dar apoio logístico e preparação e também pelo Banco do Brasil, que é parceiro no projeto e disponibilizará os financiamentos e empréstimos.
Em todo o Estado o banco pretende investir R$ 100 milhões em projetos associados ao consórcio intermunicipal de desenvolvimento sócio-econômico, como é chamado o programa.