O número de trabalhadores colocados no mercado de trabalho, em agosto deste ano, por intermédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Mato Grosso, teve um aumento de 70,08% em relação ao mesmo mês no ano passado. De acordo com os dados do Sine, 2.524 pessoas foram empregadas com carteira de trabalho assinada em agosto de 2007, e, em 2006, foram 1.484.
Outro número de destaque este ano é o de vagas captadas. Em 2007, foram 4.279 vagas. Já em 2006 foi de 2.833. Um aumento de 51,04% de um ano para o outro.
De acordo com a superintendente Ivone Lúcia Rosset, em Mato Grosso a tendência é que os resultados continuem aumentando e melhorando a cada mês. “O Sine hoje disponibiliza um maior número de vagas e com melhores salários. O sistema não é mais uma opção somente para pessoas com nível de ensino médio ou sem escolaridade. Pessoas qualificadas procuram pelo órgão em busca de emprego”, afirmou Rosset.
Outro dado positivo neste mês de agosto é a taxa de aproveitamento dos trabalhadores colocados no mercado em relação às vagas captadas, que corresponde a 59% em 2007, contra 52%.
Com relação aos municípios com melhor desempenho no mês de agosto, a cidade de Jaciara lidera o ranking, com 542 contratações, seguida por Cuiabá, com 400, Tangará da Serra, com 376, e Rondonópolis, com 275. Segundo a superintendente, isto é reflexo das vagas captadas nos mês anteriores para o trabalho nas usinas de açúcar e álcool. “Muitos vagas que foram captadas em junho e julho só foram efetivamente preenchidas em agosto”, informou Ivone Rosset.
Contribuiu ainda o fato de o Estado estar entre os sete maiores produtores de álcool e açúcar do país. “O bom momento vivido pelo setor refletiu diretamente na geração de emprego e renda na região. O Sine intermediou vagas para grande parte dessas usinas, que contrataram pessoas para trabalhar no plantio de cana, colheita mecanizada, operadores de máquinas agrícolas, mecânicos”, enfatizou.