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Emenda garante recursos para ferrovia chegar ao Nortão

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Uma emenda encaminhada à Comissão Mista de Orçamento do Congresso deve garantir recursos para a chegada da ferrovia Norte-Sul ao Norte de Mato Grosso. A proposta pede para que seja incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias prioridade de alocação de recursos para o ramal EF-246, no trecho que corta os municípios mato-grossenses de Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

“Levamos ao presidente Lula a importância desse braço da ferrovia e ele decidiu apoiar. Essas regiões são importantes pólos produtivos do Estado de Mato Grosso, localizados estrategicamente no traçado da Norte-Sul”, afirma o deputado Carlos Bezerra, autor da emenda.

O governo decidiu então construir o trecho EF-246, que se interliga à ferrovia Norte-Sul em Uruaçu (Goiás) a Vilhena (Rondônia), cortando todo o noroeste goiano e o estado de Mato Grosso. Bezerra tinha prazo até a última sexta-feira (30) para encaminhar a emenda.

A EF-246 terá uma extensão de 1.500 quilômetros e o custo estimado para a obra é de R$ 5,25 bilhões. Estudos da logística de transporte apontam que a EF-246 promoverá grande e definitivo impulso para implantação de modernos projetos da agroindústria, da modernização da pecuária, além da criação de milhares de empregos diretos e indiretos ao longo da ferrovia.

Como parte integrante do vetor logístico Centro-Norte, a Ferrovia Norte-Sul está incluída no Plano Plurianual (PPA-2008/2011) e é definida como ação estratégica pelo Governo Federal, de vital importância para o desenvolvimento sócioeconômico das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com estimativa de redução de 30% no valor do frete de cargas. A ferrovia terá bitolas mais largas o que possibilitará percorrer a uma velocidade de até 120 km/hora.

Quando concluída, a Norte-Sul interligará a malha ferroviária nacional, oferecendo nova e adequada logística de transportes terrestres de longas distâncias, bem como incorporará à produção, principalmente ao agronegócio auto-sustentável, mais de 18 milhões de km2 da região do cerrado brasileiro, que possui elevado potencial de produtividade.

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