PUBLICIDADE

Embargo à carne mato-grossense será debatido em audiência hoje

PUBLICIDADE

Devido aos fatos recentes de embargos à importação da carne bovina por parte da União Européia (UE) e da Rússia e em decorrência dos impactos causados em todo o complexo do setor, economia do Estado e conseqüentemente na balança comercial do Brasil, a Assembléia realiza hoje, às 15 horas, audiência pública para discutir o assunto.

Com o tema “A realidade da Pecuária e da Cadeia Produtiva da Carne bovina em Mato Grosso”, o evento contará com a participação de pecuaristas, técnicos, pesquisadores e analistas além de outros segmentos do setor e também dos setores de produção, governamental e industrial para que a discussão seja ampla resultando em questionamentos e soluções.

“Diante da difícil situação e dos efeitos negativos e preocupantes para o setor e para a economia do Estado, cabe ao Poder Público e ao agente público buscar e conhecer, debater e discutir meios e formas de buscar caminhos para solucionar ou minimizar as os problemas que afetam os diversos níveis das atividades da cadeia produtiva da carne bovina”, disse o deputado.

A atual crise de mercado do setor da carne bovina provocada pelos embargos impostos pela União Européia e a Rússia afeta diretamente a atividade e a economia de Mato Grosso. “É uma decisão unilateral de difícil avaliação pois não se pode medir, a princípio, sua duração. O certo é que os argumentos alegados pelas nações compradoras, em parte, procedem, já que os sistemas de rastreamento, fiscalização e sanidade deixam a desejar em determinadas circunstâncias”, complementou Maluf ao dizer, ainda, que são falhas admitidas, inclusive, por componentes do processo produtivo, fiscalizador e de industrialização.

De acordo com analistas do setor o que se tem de concreto, no momento, é um quadro nebuloso e de incertezas, carente de soluções rápidas e seguras sob pena de desestruturação da cadeia produtiva, notadamente no segmento primário. “A pecuária de cria, recria e engorda, sem dúvida é o elo mais vulnerável diante das sobressaltos do mercado, com efeitos danosos para os negócios diretos e indiretos interdependentes do complexo da carne”, pontuou o parlamentar.

A preocupação com o meio ambiente também estará em pauta, uma vez que o manejo inadequado das pastagens, inobservância e respeito aos limites da reserva legal e áreas de proteção permanente são apontados como causadores de danos ambientais. “É muito importante que os diversos segmentos da sociedade compareçam à audiência pública para que toda essa problemática seja discutida e possamos encontrar os melhores caminhos para a atual situação quanto ao embargo à importação de carne pela União Européia e Rússia. É uma discussão de extrema relevância para Mato Grosso”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE