Uma comitiva formada por embaixadores da União Européia visitará Mato Grosso entre os dias 26 a 28 de março. Eles observarão a dinâmica produtiva do Estado, as formas de aliar desenvolvimento com preservação ambiental, entre outros aspectos. Até o momento, 18 representantes do bloco estão confirmados, mas o total pode chegar a 22.
Só Notícias obteve, junto à Secretaria da Casa Militar, a agenda oficial. Ela inicia no dia 26, quando os europeus desembarcam no Estado terão audiência na Assembléia Legislativa com o presidente José Riva, na Federação da Agricultura (Famato) e depois com o governador Blairo Maggi. De Cuiabá os integrantes dirigem-se para Sapezal, onde passarão a noite.
No dia 27, europeus conhecerão o modelo de produção em Sapezal, o funcionamento da cadeia agrícola, a preservação ambiental, produção sustentável. “Eles presenciarão a forma como Mato Grosso produz alimentos”, declarou o secretário-chefe, tenente-coronel Alexander Maia.
Conforme o secretário, de Sapezal a comitiva se dirige para a aldeia dos Parecis.
No dia 28, estarão em Alta Floresta onde manterão duas reuniões com a prefeita Maria Izaura obtendo as principais informações acerca dos aspectos econômicos do município, e com o setor agropecuário local. Após o almoço, parte do grupo retorna para Brasília, e, a outra, visita o Parque do Cristalino.
Para o governo, esta é a visita mais expressiva ao Estado, levando-se em conta o total de representantes da comunidade européia. O resultado esperado é que favoreça a divulgação da metodologia aplicada no que se refere à dinâmica produtiva mato-grossense. “Estes embaixadores serão as vozes para o mundo”, acrescentou Maia, ao Só Notícias.
A Casa Militar ainda divulgará a relação dos embaixadores cuja participação na visita está certa. Compõem a União Européia, por exemplo, países como Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália, Lituânia, e demais.