Discutir o embargo russo e conhecer de perto o processo de abate e industrialização de um frigorífico de suínos em Nova Mutum. Esse foi o objetivo da visita que o embaixador da Rússia Vladimir Tyurdenev, a Nova Mutum, na última segunda-feira. Ele reuniu-se com a diretoria do frigorífico e recebeu um pedido de auxílio na busca de uma solução para o impasse instalado há algumas semanas.
O embaixador destacou que essa questão só será resolvida pela missão russa que tem viagem prevista ao país, no fim do ano. Com isso, o frigorífico e outras unidades de industrialização de carnes do Estado continuam impedidas de exportar para a Rússia.
O diretor secretário do frigorífico, Valdomir Ottonelli, explicou que as questões que estão impedindo a exportação são resultado de um mal entendido e que se busca agora um entendimento técnico que resolva o impasse.
Ele destacou ainda que uma interferência política, no caso do embaixador, pode auxiliar numa solução mais rápida para a questão. De acordo com a assessoria, a autoridade russa esteve reunida também com o governador Blairo Maggi onde discutiu relações comerciais entre a Rússia e Mato Grosso.