Empossado, esta noite, na presidência do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso – Sindusmad, o empresário José Eduardo Pinto defendeu, em seu primeiro pronunciamento, que nos próximos três anos de mandato devem ser formadas várias frentes de trabalho com objetivo de buscar o fortalecimento do setor. Ele destacou que metas foram traçadas e devem ser priorizadas. A primeira delas será divulgar e fomentar o manejo florestal – forma de exploração que permite a manutenção da fonte da matéria-prima e a continuidade da floresta.
Clique aqui e veja fotos da solenidade
“A nossa bandeira número um será o plano de manejo florestal (indispensáveis para extração de matéria prima). Conseguir divulgá-lo e levá-lo para a sociedade. É a única maneira de proteger a floresta e a fauna. Pretendemos criar conselhos setoriais e câmaras temáticas. Estas últimas tratarão de assuntos em diversas áreas, como relações trabalhistas, meio-ambiente”, destacou.
Em entrevista ao Só Notícias, o novo presidente lembrou que alguns problemas devem ser sanados. “Uma das coisas que mais nos preocuparemos é a imagem do setor. Queremos resgatar a dignidade de nossos empresários. O madeireiro não é o devastador da floresta, pelo contrário, a quer em pé, pois é a perpetuação do nosso segmento”, relatou.
“Hoje nossos empresários estão desestimulados para investir porque é operação atrás de operação e todas equivocadas. Vimos nestas últimas que vários foram presos ou tiveram seu cadastro no CC-Sema cassado e isso não pode continuar acontecendo, pois daqui a pouco ninguém quer trabalhar com o setor”, concluiu José Eduardo.
Jaldes Langer, que deixa a presidência e assume a vice, juntamente com Nerci Tagliari, Ilson José Redivo e Sidnei Bellincanta, fez uma avaliação positiva de sua gestão. “A principal realização que mais nos fortalece é chegar aqui após várias operações. O sindicato ainda é representativo e tem uma base florestal muito mais unida que há dois anos. As várias feiras que promovemos para o setor e essa mudança de Ibama para Sema foram importantes para nós”, salientou.
Langer acrescentou que “os trabalhos serão pautadas de várias mudanças. Acredito que essa gestão do Eduardo será mais tranqüila e mais operacionalizada, pois muitas coisas acontecerão”, lembrou.
O Sindusmad possui aproximadamente 250 associados entre várias cidades da região. É o maior sindicato do setor madeireiro no Estado e um dos que tem maior força na Fiemt – Federação das Indústrias de Mato Grosso.
O prefeito Nilson Leitão, o vereador Gilson de Oliveira, representando o Poder Legislativo, o vice-prefeito Aparecido Granja, deputado federal Eliene Lima e estaduais José Riva e Dilceu Dal Bosco, diretores de sindicatos de base florestal do Nortão, secretários municipais, entre outras lideranças participaram da solenidade, no SesiClube.