A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), foi tema do seminário promovido pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal no município de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), na última sexta-feira (8). A expectativa do Governo Federal é de que o edital para a construção do trecho seja publicado ainda em dezembro de 2013. Entre os palestrantes estavam Clauber Santos Campello, Gerente de Projetos de Ferrovia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Bruno Rotta Júnior, assessor técnico da Gerência de Infraestrutura da Empresa de Planejamento Logístico(EPL).
De acordo com o Clauber, está mantido para dezembro deste ano o início do processo de licitação para o trecho. A única pendência é a definição, por parte do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre a modalidade da concorrência a ser adotada. Ele garante que todos os estudos necessários já foram concluídos pela ANTT. O representante da EPL destaca que a moblilização é grande para a efetivação deste projeto de integração das ferrovias do País, lembrando, contudo, de sua complexidade.
A Fico é a primeira parte de um projeto gigantesco que atende pelo nome de Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação, a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Ela segue da Norte-Sul, região de Uruaçu (GO) para o sudeste, cortando o Sul do Distrito Federal (DF) e Minas Gerais, até o litoral fluminense. Para o oeste, o plano indica a passagem por Água Boa, Canarana e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, seguindo na direção de Vilhena e Porto Velho, em Rondônia e passando pelo Acre até a divisa fronteira com o Peru, na localidade de Boqueirão da Esperança, informa a assessoria.
A ferrovia terá uma ex- tensão de 1.638 km, partindo da Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO), até chegar em Vilhena(RO). O projeto da ferrovia será executado em duas etapas e terá investimentos de R$ 6,4 bilhões. O trecho a ser construído na primeira etapa sairá de Campinorte (GO), cruzará Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Lucas do Rio Verde. Entre Campinorte e Lucas do Rio Verde a ferrovia terá a extensão de 1.040 quilômetros. Para o trecho entre Lucas do Rio Verde e Vilhena (RO) com 598 quilômetros, a ser construído na segunda etapa, deve ser investido o to- tal de R$ 2,3 bilhões.