As obras na pista do aeroporto estão na reta final e a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração ainda aguarda o posicionamento de duas empresas sobre a operação com vôos noturnos no município. Segundo a secretária Rosana Martinelli, a confirmação também depende da homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que possa receber vôos noturnos. “A Trip, que atua em Sinop, já demonstrou interesse em ampliar seus vôos e tornar a passagem mais acessível. Também estamos negociando com a OceanAir”, detalhou. A OceanAir já atua, desde o ano passado, em Alta Floresta, único município do Nortão a oferecer horário à noite.
O sistema de iluminação e balizamento da pista, com 3 superpostes com refletores e farol rotativo e 108 lâmpadas em toda a extensão da pista de pouso e decolagem, além da iluminação da biruta (aparelho que aponta a direção do vento), já foi concluído.
Porém, ainda devem ser concluídas as obras na pista, de 1.600 metros, e que foi recapeada atendendo uma exigência da ANAC para vôos e decolagens de aeronaves de porte maior, como boeings 737. Falta apenas ser feita a pintura. A tinta especial já foi solicitada.
Após a conclusão, será solicitada a vistoria para posterior homologação.
(Atualizada às 10h10)