PUBLICIDADE

Dólar volta a cair e encerra a R$ 2,03

PUBLICIDADE

O dólar voltou a cair nesta quarta-feira e chegou a ser cotado abaixo dos 2,03 reais com o fluxo cambial positivo e as operações de arbitragem, estimuladas pelo nível dos juros. Encerrou com leve baixa de 0,15 por cento, vendida a 2,034 reais, no menor fechamento desde 6 de março de 2001. Na mínima do dia, o dólar chegou a 2,028 reais.

“No dólar, o importante é fluxo mesmo”, disse Marcelo Voss, economista-chefe da corretora Liquidez. De acordo com dados do Banco Central, o país teve fluxo cambial positivo de 6,647 bilhões de dólares em março.

“Vem dólar para cá, não tem jeito… Para você conter o fluxo, só uma notícia muito ruim, não foi o caso hoje”, disse Voss, em referência a dados sobre a economia norte-americana divulgados nesta quarta-feira, que vieram abaixo do esperado. O índice do setor de serviços, um dos mais aguardados, foi de 52,4 em março, contra previsão de 55,0.

Para Sidnei Nehme, diretor-executivo da corretora de câmbio NGO, a excessiva valorização do real não pode ser explicada apenas pelo fluxo positivo da balança comercial e dos investimentos. Ela tem “como eixo determinante a elevada taxa de juro real que o país pratica, e que faz com que o ‘jogo’ especulativo tenha impacto determinante na formação do preço”.

Voss acrescenta que “se ele (o Banco Central) não cortar a taxa de juro em 0,5 ponto, o dólar vem a 2 (reais) nesse mês ainda, porque a taxa praticada ficou totalmente fora da realidade”.

O juro brasileiro, cuja taxa básica é atualmente de 12,75 por cento ao ano, atrai os investidores estrangeiros no momento em que o risco-país é calculado nos menores níveis históricos.

Perto do fim da sessão, o Banco Central realizou mais um leilão de compra de dólares, e segundo operadores aceitou pelo menos sete propostas. Após a operação, a cotação da moeda reduziu a queda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE